O que Consumir na Low Carb?

A dieta low carb vem sendo aderida pelas pessoas, que visam emagrecer de uma forma mais rápida. Ela consiste na redução dos carboidratos entre 15 a 30% (valores normais do macronutriente: 50 a 70%), dependendo de cada objetivo. Parece fácil de segui-la, mas ela não deve ser feita sem o acompanhamento de um nutricionista e também não pode ser uma dieta a longo prazo, pois com a diminuição dos carboidratos, nosso corpo para de utilizar o carboidrato como fonte de energia, e começa a usar proteínas e gorduras para tal, o que acaba gerando um aumento na produção dos corpos cetônicos, os quais causam insônia, tontura, dor de cabeça, náuseas e irritabilidade.

A low carb não é para todo mundo. Existem certos grupos que não podem fazê-la de jeito nenhum, os quais são: crianças e adolescentes, devido a fase de crescimento; grávidas, pois nessa fase não podem emagrecer, só manter o peso para não engordar; e idosos, devido à perda de massa magra nessa idade. Veja abaixo quais os alimentos são permitidos e proibidos nessa dieta:

Permitidos

Proibidos

Verduras e legumes

Grãos e suas farinhas

Frutas (com pouco açúcar)

Massas, pães e bolos
Oleaginosas

Industrializados

Gorduras (azeite de oliva, óleo de coco, creme de leite e

manteiga)

Margarina e óleos vegetais (canola, girassol e

soja)

Carnes e vísceras

Doces e refrigerantes
Peixes e frutos do mar

Açúcar (todos os tipos)

Ovos caipira (de preferência)

Tubérculos (batata, aipim, batata doce e

quinoa)

Queijos amarelos

Cerveja
Iogurtes integrais

Adoçantes (todos os tipos)

Água, água aromatizada, café e chá (sem açúcar)

Produtos diet, light e zero

A pessoa pode optar por cortar os alimentos não permitidos de uma vez, ou ir cortando-os aos poucos. Lembrando que essa dieta deve ser realizada com um acompanhamento nutricional e não deve ser feita por longos períodos (a longo prazo).


Tenho 24 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*