Acabe com o Sedentarismo – Parte I

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, ou quando o indivíduo gasta pouca caloria, provindas dos esportes ou de outras atividades físicas. Porém, não quer dizer que uma pessoa que não faça esportes é sedentária. Quando ela é sedentária, isso quer dizer que ela gasta poucas calorias nas atividades do dia-a-dia, ou seja, não são somente as atividades físicas e esportes que contam.

Exemplo 1: João, 25 anos, trabalha todos os dias, mas não gasta muitas calorias no dia-a-dia. Trabalha sentado e quando chega em casa gosta de acessar a internet, continuando sentado. À noite, assiste TV sentado e não pratica nenhum tipo de esporte ou atividade física, portanto, gasta pouca caloria. De acordo com essas informações, João é considerado sedentário.

Exemplo 2: Larissa, 31 anos, caminha todos os dias para o trabalho e ao chegar em casa do trabalho, arruma-a, prepara a comida para os seus filhos e costuma fazer atividade física (ginástica) 3 dias na semana. Ela está livre de ser sedentária, não só por causa da ginástica, mas sim porque caminha e faz diversas outras atividades que a faz consumir calorias, assim, como o fato de a mesma se exercitar.

O dia de cada um junto com os gastos de caloria, iram definir se o indivíduo é ativo ou não. O exemplo mostrado (João) é comum entre a população. De acordo com os cientistas e as pesquisas, para que as pessoas deixem de ser sedentárias, é preciso gastar no mínimo 2.000 calorias durante a semana.

João (exemplo) ao ter uma vida sedentária, achava que isso não acarretaria riscos para sua saúde. O sedentarismo faz com que os órgãos não trabalhem corretamente, levando João a perder a flexibilidade das articulações, assim, como causar atrofia das fibras musculares.

Fora isso, o sedentarismo traz diversas doenças para o João como diabetes, aumento do colesterol, obesidade, hipertensão, ansiedade e até mesmo morte, devido às diversas complicações. Veja 5 dicas de como acabar com o sedentarismo, que irão te ajudar e ao João à sair dessa vida.

  1. Vá de escada

Utilize a escada convencional e não a rolante, pois a mesma gasta bastante calorias e é um ótimo método para expulsar o sedentarismo, além de juntar mais atividades físicas ao seu dia-a-dia. Mas onde fazer isso?

  • trabalho;
  • shopping;
  • escola;
  • faculdade;
  • prédio.

Confira na parte 2 a continuação das dicas.


Tenho 25 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*