Alimentos que Combatem o Estresse

A alimentação tem o poder de influenciar o funcionamento de todo o organismo, principalmente o sistema nervoso, por isso, existem alguns alimentos que agem no organismo como agentes calmantes. As propriedades presentes nos mesmos, alteram o humor e combatem a fadiga e o nervosismo.

Hábitos saudáveis incluem alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Nessa alimentação devem estar presentes: diversas frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Para que isso vire um hábito é preciso excluir da alimentação embutidos, frituras, enlatados, açúcares e industrializados, pois eles acabam contribuindo para que doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e hipercolesterolemia (colesterol elevado) apareçam.

Veja abaixo quais são os alimentos indicados para combater o estresse e seus benefícios:

  1. Frutos do mar: eles possuem minerais que ajudam a melhorar a memória, além de atenuar a ansiedade e a fadiga. Possuem ainda, ômega 3 e 6 (ácidos graxos poliinsaturados), os quais fazem bem para o coração;
  2. Banana: é rica em potássio e, por isso, ajuda o cérebro a funcionar de forma equilibrada;
  3. Carne vermelha: ela possui niacina (vitamina B3), a qual é uma vitamina do complexo B, que combate a anemia, depressão e os radicais livres. Ainda é ótima para melhorar o humor;
  4. Alface: o talo possui um componente chamado lactucina, o qual tem ação calmante e ajuda no combate da irritação;
  5. Espinafre: ele contém magnésio, o qual participa da formação da serotonina, que é um neurotransmissor do cérebro, que ajuda a relaxar o corpo. A hortaliça ainda possui outros minerais e vitaminas, que irão auxiliar no bom funcionamento do sistema nervoso.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*