Aproveite os Benefícios dos Carboidratos – Parte II

Na primeira parte, falamos um pouco sobre como são os carboidratos e demos algumas dicas. Na continuação do post, falaremos mais sobre esse assunto.

4 – Os carboidratos são importantes para a saúde, pois no organismo, eles são responsáveis por fornecer energia, principalmente para o cérebro e sistema nervoso. Eles ainda tem função estrutural, a qual forma um muco que protege os órgãos internos. São importantes para a produção da serotonina, a qual regula o nosso apetite, dando uma sensação de saciedade para o cérebro, além de melhorar o nosso humor.

As fibras também são carboidratos, mas os seres humanos tem dificuldade na digestão das mesmas. Devido a esse quadro, elas acabam passando direto pelo trato gastrointestinal sem serem absorvidas e não fornecendo energia. Porém, ela tem um papel muito importante no bom funcionamento intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade, melhorar o controle da glicemia e insulina.

Dietas ricas em fibras: diminuem o risco de doenças cardiovasculares e câncer de mama.

Dietas pobres em fibras: maior chance de consumir alimentos ricos em gordura e açúcar.

5 – Os carboidratos são mais abundantes nos seguintes alimentos: mel, açúcar, frutas, xarope de milho, raízes e tubérculos (mandioquinha, inhame, mandioca e batata), cereais (arroz, aveia, centeio e milho), farinhas e alimentos feitos com a mesma (massas, pães e bolos).

O carboidrato é responsável por participar da regulação do metabolismo da proteína, pois quando ingerido, ele se transforma em glicose na corrente sanguínea, fazendo com que o organismo poupe a degradação das proteínas, as quais podem ser usadas na produção de energia. Com isso, a ingestão de carboidratos consegue manter a construção proteica de todos os nossos tecidos.

Por isso é importante consumir carboidratos sempre optando pela versão integral, para aumentar a saciedade e, com isso, moderar o consumo.


Tenho 25 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*