Benefícios da Alfarroba

A alfarrobeira é uma espécie de vagem e é nativa do Mediterrâneo. Ela vem ganhando espaço na culinária, por ser substituta do cacau. Tem coloração marrom escura e sabor adocicado. É um produto muito utilizado na versão em pó e concentra diversos nutrientes importantes para o corpo. Veja seus benefícios:

  • A alfarroba possui menos gordura que o cacau. Enquanto o cacau tem 23%, a alfarroba tem 0,7%. Porém, ela possui entre 38 e 45% de sacarose, glicose e frutose, em relação ao cacau com 5%. Ela não possui elementos estimulantes como a cafeína e a teobromina, presentes no cacau.
  • É rica em fibras naturais, as quais protegem a flora intestinal e regulam o trânsito intestinal. Devido a isso, ela é ótima para reduzir casos de diarreia, úlceras e desordens nutricionais.
  • Possui boas concentrações de gorduras poli-insaturadas, as quais são benéficas ao organismo. É uma ótima opção para reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo as doenças cardiovasculares como o derrame e o infarto.
  • Possui vitamina A e C, que fazem bem para a pele, auxiliando na produção do colágeno, evitando o envelhecimento precoce e mantendo as células saudáveis e bem nutridas.
  • O magnésio presente na alfarroba é ótimo para gestantes, pois evita o risco da osteoporose e colabora com o aumento do nível de tolerância à dor.

Pode ser consumido em pó e em diversas preparações como tortas, bolos, entre outros doces. Seu consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas com obstrução intestinal ou com estenose de esôfago ou intestino.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*