Benefícios da Pipoca

A pipoca é uma excelente opção de lanche saudável, se comparada a outros tipos de alimentos consumidos como lanches, por exemplo, salgadinhos industrializados, fritos ou assados e biscoitos recheados, os quais possuem gorduras trans e saturadas e, no caso dos salgadinhos, possuem gorduras e sal. Já a pipoca, é somente o milho, o qual é rico em fibras e carboidratos, sendo ótimo para o lanche. Porém, é preciso ter cuidado na hora de colocar os acompanhamentos, para não deixá-la com muito açúcar, com temperos industrializados ou muito calórica.

Seu grão (milho) é muito rico em polifenóis, os quais são poderosos antioxidantes, chegando a ter mais antioxidantes que muitas frutas e verduras, por conter pouca água, além do fato dos antioxidantes protegerem as células contra os radicais livres. O grão ainda apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, magnésio, manganês e fibras, as quais estão presentes principalmente em sua casca. As fibras auxiliam no bom funcionamento do trânsito intestinal; ajudam no controle da diabetes, evitando picos de insulina; auxiliam na redução do peso, promovendo sensação de saciedade e, no caso do polifenóis, os mesmos auxiliam no controle das doenças cardiovasculares.

Em relação à pipoca doce, seu consumo deve ser feito de forma moderada, devido às grandes quantidades de açúcar e por ser muito calórica.

O melhor jeito de consumir a pipoca, é fazê-la em casa, ao invés de utilizar as de microondas ou as prontas, pois fica mais fácil controlar quais os ingredientes usados. Porém, se escolher as de microondas, consuma aquelas que contenham poucos aditivos químicos, gorduras boas e pouco sódio. Para preparar a pipoca na panela, existem alguns cuidados a serem tomados, os quais são:

  • não usar muito óleo;
  • não colocar realçadores de sabor, pois são ricos em glutamato monossódico, além de conterem muito sal;
  • não coloque muito sal;
  • não adicione bacon, queijo parmesão ou outros ingredientes para conferir mais sabor, pois assim a pipoca ficará mais calórica e cheia de gordura e sódio;
  • fuja da manteiga líquida do cinema, pois a mesma é uma bomba de gordura e caloria.

Para evitar exageros na hora do consumo, prepare uma pequena quantidade de pipoca e consuma-a sem repetir. No caso do cinema, opte pelo pacote menor.

 


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*