Benefícios do Açaí

acai

O açaí é um fruto poderoso e rico em antioxidantes que, além de ser um excelente aliado do cérebro, ajuda a controlar o colesterol e prevenir o câncer. Confira os motivos para incluir o açaí na alimentação.

Uma pesquisa realizada na Universidade Tufs, nos EUA, mostrou o potencial de ação da polpa do açaí no cérebro. Segundo os estudiosos, seu consumo regular acaba por reduzir a exposição das células nervosas à processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, pois faz com que o movimento delas fique livre do colapso do tecido cerebral.

Uma provável hipótese que explicaria isso é a da presença dos antioxidantes em sua composição, principalmente a da antocianina, que irá combater os radicais livres, que por sua vez, acabam causando danos no organismo.

A antocianina tem ação antiinflamatória, a qual colabora para fornecer tranquilidade para as estruturas e as conexões cerebrais, o que diminui a possibilidade de ocorrer um comprometimento crônico e progressivo das funções cognitivas, como memória e coordenação motora. A substância também pode neutralizar a formação das placas nos vasos sanguíneos, a qual causa derrames e infartos.

O consumo diário da fruta pode diminuir a quantidade de massa gorda, aumentar a massa magra e, também, fortalecer o sistema imunológico. Com as defesas em alta, o risco de aparecer doenças, inclusive o câncer, é menor.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*