Benefícios do Café

Um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, mostrou que o consumo do café está ligado a uma menor probabilidade da pessoa desenvolver depressão. Esse estudo foi feito a partir da análise dos dados dos hábitos de 50 mil voluntárias durante 10 anos.

Houve um outro estudo feito pela mesma universidade, que identificou um aumento nos níveis de adiponectina em pessoas que consumiam café. Esse hormônio é produzido pelo tecido adiposo e auxilia a insulina na sinalização para o aproveitamento da glicose pelas células. Ainda está sendo estudado o benefício de o café ser utilizado como alimento auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2.

Alguns estudos mostraram que o café tem ação antioxidante, devido a grande quantidade e variedade dos polifenóis e flavonóides. Alguns ácidos já foram identificados e estudados. São eles: hidroxicinamico, cafeico, cumárico, ferrúlico e clorogênico. Os estudos mostraram que o processo de torrefação destroi alguns compostos fenólicos mas, que isso, acaba auxiliando na formação de outros compostos antioxidantes.

O café previne a oxidação do DNA, da fração LDL-colesterol e, possivelmente, auxilia na prevenção da formação das placas de ateroma. Ele ainda tem efeito positivo na memória e na redução da incidência de casos de mal de Alzheimer e Parkinson.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*