Benefícios do Xilitol – Parte II

No post anterior, vimos um pouco sobre o xilitol. No texto de hoje veremos mais sobre os benefícios desse adoçante.

Cada grama do xilitol contém 2,4 calorias. A mesma quantidade de açúcar contém 4 calorias. O xilitol, assim como o açúcar é rico em calorias vazias, ou seja, não apresenta quantidades significativas de proteína, vitaminas e/ou minerais.

Diversas organizações de saúde promovem o uso do xilitol como sendo uma alternativa mais saudável ao uso do açúcar.

O xilitol tem um impacto menor na glicemia sanguínea em relação ao açúcar. Por isso, ele ajuda a reduzir os riscos de diabetes, além de estar relacionado com uma menor incidência em cáries dentárias.

O adoçante pode ser usado no controle da glicemia, no combate à obesidade e na redução da incidência de outros fatores ligados à síndrome metabólica.

Embora ele tenha todos esses benefícios, o xilitol deve ser consumido com moderação, pois algumas pessoas podem apresentar distensão abdominal, náuseas e até mesmo diarreia após seu consumo. Porém, algumas pessoas tem uma tolerância maior à substância, de maneira que somente uma grande concentração do mesmo dê desconfortos gástricos.

De um modo em geral, ele pode ser consumido em balas, chicletes, gelatinas e outros produtos diet. O ideal é que ele não seja utilizado em grandes quantidades, como por exemplo no preparo de receitas.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*