Benefícios dos Cogumelos

Champignon, shimeji, shitake e companhia são reverenciados em países como África e Ásia há milênios. Eles apresentam sabor marcante, delicado e textura única, além de conterem diversos nutrientes para a saúde.

Em geral, os cogumelos são alimentos com ótimas quantidades de proteína e fibras. Eles também se destacam pela boa quantidade de vitaminas do complexo B, fósforo e substâncias antioxidantes.

A betaglucana é uma fibra valiosa e que também está presente na aveia. Quando as fibras são combinadas com as proteínas, essas promovem mais saciedade, o que ajuda na perda e manutenção do peso ideal.

As quantidades dos nutrientes irão variar de acordo com a espécie, mas, de um modo geral, 100gr contém cerca de 50 calorias e menos de 1gr de gordura. Todos os tipos tem composição parecida, com uma diferença de nutrientes, por isso consuma todos os tipos.

Os antioxidantes ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres às células do corpo. Eles são produzidos normalmente pelo corpo, mas quando ultrapassam níveis normais, estão ligados a doenças como câncer. As fibras presentes nos cogumelos são importantes para a regulação do intestino e também para manter as defesas do corpo em ordem.

Para que todos os benefícios sejam aproveitados, consuma entre 250 a 300gr semanalmente. Não despreze o talo e não deixe por muito tempo no fogo alto, refogue por no máximo 6 minutos à 100°C ou cozinhe em água.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*