Botulismo

O botulismo de um modo em geral, é uma consequência da ingestão dos alimentos contaminados, e tem como principais sintomas: visão dupla e embaçada, fotofobia, queda da pálpebra, intestino preso, tontura e dificuldade para urinar.

O Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes e é encontrado no solo, em fezes humanas e de animais e nos alimentos.

A doença pode manifestar-se sob diferentes formas: botulismo alimentar, em lactente e das feridas. A forma mais comum é o botulismo produzido pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, por alimentos em conserva ou feitos em casa. Exemplos: vegetais, principalmente o palmito, embutidos, peixes e frutos do mar preparados sem respeitar as regras básicas de esterilização.

O botulismo da lactente manifesta-se nos primeiros meses de vida, em decorrência da ingestão de esporos do Clostridium, que proliferam no solo ou nos alimentos e acabam liberando toxinas no intestino da criança. A gravidade vai desde problemas gastrointestinais contornáveis até episódios de síndrome da morte súbita.

O das feridas tem como causa as lesões traumáticas ou cirúrgicas infectadas pelo Clostridium botulinum e o uso de drogas injetáveis.

Veja abaixo alguns cuidados para evitar o contato com a bactéria:

  • Cuidado com os alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo, pois essa bactéria tem predileção por ambientes sem oxigênio;
  • Não consuma esses alimentos, se notar qualquer irregularidade na embalagem como lata ou tampa enferrujadas, estufadas ou com água turva dentro dos vidros;
  • O preparo das conservas caseiras deve respeitar de forma rigorosa aos cuidados de higiene para evitar o Clostridium botulinum;
  • Ferva os alimentos enlatados, principalmente o palmito ou conservas antes de consumi-los;
  • Consuma mel de empresas idôneas, pois ele pode ser um reservatório da bactéria.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*