Complemento Nutricional – Parte II

No post anterior, vimos sobre a definição e a classificação do complemento nutricional. No texto de hoje veremos algumas funções de alguns complementos nutricionais mais conhecidos.

Funções de alguns complementos nutricionais mais usados

Os complementos não podem ser usados como substitutos dos alimentos, pois eles possuem mais nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do que os complementos. O consumo dos complementos é recomendado para esportistas e praticantes de atividades físicas, já que eles gastam muitas calorias em cada treino e, por isso, apresentam grande perda calórica. Porém, isso deve ser feito sob prescrição médica e acompanhamento nutricional.

Suplementos mais utilizados

Creatina – é muito utilizada por atletas com o objetivo de aumentar a massa muscular. Ela ainda é motivo de controvérsia por parte dos profissionais da saúde. Muitos concluíram que esse aumento seria o resultado da retenção de líquidos e do edema formado, que dariam a impressão para a pessoa que seu músculo havia aumentado. A creatina costuma ser utilizada em atividades com carga de alta intensidade, pois ela participa da produção de energia do corpo.

Suplementos proteicos – é usado por pessoas com o objetivo de perda de peso. Os complementos nutricionais à base de proteínas, não atuam de forma eficiente na função da síntese proteica. Caso a pessoa se alimente de forma adequada, ela vai ingerir a proteína de forma normal, através do consumo de frango, peixes, ovos, carne vermelha e leite e seus derivados.

Leucina, Isoleucina (BCAA) e Valina – essas três substâncias são aminoácidos pertencentes às cadeias ramificadas, cuja principal importância seria a prevenção da fadiga (muito comum em praticantes de atividades físicas). Porém, os estudos ainda não foram conclusivos, mas existem pesquisas contraditórias, que revelam não haver benefícios significativos na ingestão dessas substâncias.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*