Diferença entre Alimentos Saudáveis e Fast-Foods

Sempre ouvimos falar sobre os benefícios que os alimentos saudáveis nos trazem, mas os alimentos que realmente acabam agradando algumas pessoas, são os considerados menos saudáveis. Porém, esses alimentos chamados de “gostosos” trazem algum benefício para o nosso organismo? Vamos entender a diferença.

A alimentação saudável tem como objetivo fornecer uma dieta equilibrada, através da qualidade dos alimentos oferecidos, da harmonia, da adequação e da quantidade dos mesmos. Uma boa alimentação é responsável por evitar doenças e manter o peso adequado do indivíduo.

A qualidade dos alimentos refere-se a uma dieta rica em nutrientes necessários ao nosso organismo, ou seja, é através de uma alimentação de qualidade que vamos obter os carboidratos, as proteínas, os lipídeos, os minerais e as vitaminas que precisamos para exercer as atividades do dia-a-dia. Na harmonia, a dieta deve conter todos os grupos alimentares, ou seja, frutas, carnes, leite, verduras, hortaliças, carboidratos, entre outros. Já na quantidade dos alimentos a serem ingeridos, isso irá depender da quantidade de energia que cada pessoa precisa para não ocorrer excessos ou carências. Na adequação da dieta, as necessidades das pessoas serão diferentes, ou seja, a alimentação deve estar adequada às necessidades individuais de cada um.

Já os fast-foods (pizzas, hambúrgueres, refrigerantes e batata frita), acabam por “viciar” as pessoas, já que elas são consideradas saborosas e prazerosas, além de trazerem mais comodidade para quem as consome. Porém, eles não trazem nada de bom para nós, pois apresentam grandes quantidades de gordura saturada, o que contribui para o aumento do colesterol ruim, obesidade e doenças cardiovasculares. Há também a presença de açúcares, os quais acabam desenvolvendo problemas de saúde como diabetes, além do excesso de sal, que leva a hipertensão e problemas cardíacos.

Podemos dizer que é através de uma boa alimentação que se pode obter diversos benefícios à saúde, além de manter-se no peso adequado.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*