Faça da Alimentação uma Aliada Contra Gripes e Resfriados – Parte II

No post anterior, vimos quais os sintomas mais comuns nas gripes e resfriados. Nesse post, vamos ver quais os melhores alimentos para combater essas doenças.

As frutas ricas em vitamina C são excelentes para fortalecer o sistema imunológico, pois combatem gripes e resfriados, além de serem antioxidantes e combaterem os radicais livres, os quais causam doenças e envelhecimento precoce. Seus alimentos fonte são: morango, laranja, tangerina, acerola, limão e abacaxi. No caso do abacaxi, ele ainda possui ação expectorante, o que auxilia na eliminação de secreções presentes no sistema respiratório.

Os alimentos fonte de zinco ajudam a manter o organismo protegido. Seus alimentos fonte são: frutos do mar (camarão, ostras e caranguejo), carnes, fígado e soja.

Os alimentos fonte de selênio ajudam a proteger o sistema imunológico. Seus alimentos fonte são: castanha do Pará, de caju, amêndoa e nozes.

A cebola e o alho são considerados antivirais. Por isso, o chá para gripe é feito com esses dois ingredientes, pois eles são eficazes no tratamento dessas doenças. ATENÇÃO: evite consumir o alho com estômago vazio.

É essencial consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários para fazer a manutenção da saúde, pois quando a pessoa tem uma alimentação saudável, ela dificilmente irá contrair algum tipo de doença. Porém, quando elas aparecem é importante manter uma alimentação equilibrada e, se possível, a pessoa deve ficar em repouso, para que o organismo se recupere mais rápido.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*