Malefícios da Obesidade

A obesidade é considerada uma doença crônica e é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura no corpo,  onde fica concentrada no tecido adiposo da região abdominal, ou seja, na barriga. Tem origem multifatorial (diversos fatores) e pode ser: genética (pré-disposição), hormonal (hipotireoidismo), ambiental (condições econômicas, onde vive e tipo de dieta) e emocional (depressão e ansiedade).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e perde apenas para a hipertensão (pressão alta). Essa doença acaba desencadeando diversas outras, as quais podem ou não estar relacionadas. As outras doenças são: hipertensão, diabetes, colesterol alto e problemas na coluna, devido ao peso elevado.

Alguns estudos mostram que o tratamento da obesidade, quando feito em grupo e com equipe multidisciplinar, ou seja, com psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, ajuda na hora da adesão ao mesmo, pois ela terá o apoio dos profissionais e verá que existem outras pessoas na mesma situação.

Por isso, é muito importante que haja uma conscientização da pessoa em querer mudar seus hábitos de vida, principalmente os alimentares, para que ela comece a ter resultados positivos. Porém, é preciso ter muita força de vontade para tal, pois não é uma decisão fácil a se tomar e necessita de muita determinação, foco e motivação.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*