De acordo com a Embrapa (Empresa Brasil de Pesquisa Agropecuária), 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados diariamente no Brasil. Esse desperdício poderia ser evitado se as pessoas tivessem uma maior conscientização a respeito da riqueza nutricional jogada no lixo, quando se descarta sementes, cascas, entrecascas, folhas e talos dos alimentos.
O aproveitamento integral do alimento contribui para o enriquecimento nutricional do indivíduo e também para a redução dos restritos orgânicos, além de proporcionar uma maior variedade na preparação de pratos, trazendo uma economia no orçamento familiar e colaborar para a preservação do planeta. Veja abaixo algas sugestões de como aproveitar melhor essas partes dos alimentos:
Talos de hortaliças: eles possuem mais polifenóis do que a parte que consumimos. Existem diferentes formas para aproveitá-los. Exemplo: o talo do agrião pode acompanhar carnes ou ser recheio de bolinhos, tortas ou pastel. Os talos do brócolis e da couve podem rechear pizza ou pastel e até mesmo serem preparados como cremes ou purê.
Casca de laranja: é um excelente aromatizador para o arroz, além de também poder ser utilizado em molhos e no preparo de doces. É rica em fósforo, cálcio, fibras e carboidrato.
No próximo post veremos outras sugestões de como aproveitar melhor os alimentos.