No post anterior, vimos a importância do reaproveitamento dos alimentos e algumas formas de como fazer isso. No texto de hoje veremos outros alimentos.
Folha da beterraba: sua folha possui 17 vezes mais vitamina C do que a polpa. Ela pode ser utilizada crua em saladas.
Casca e semente de abóbora: a casca é rica em fibras, vitamina C e Pr-2, a qual é uma proteína com poderoso efeito antifúngico. Para utilizá-la, basta ferver bem antes. Outra opção é usar a casca para enriquecer o arroz e as saladas. A semente da abóbora é rica em potássio, lipídios, fibras e proteína. Ela pode ser utilizada em saladas ou servir de aperitivo.
Rama de cenoura: é rica em vitamina C, ferro, carotenoides e cálcio. Pode ser usada em molhos para massas ou ser cozida.
Casca de maracujá: a parte branca do maracujá é rica em pectina, a qual é uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Ela também é fonte de ferro, fósforo e cálcio. A casca também pode ser usada para fazer a farinha da casca de maracujá. Essa opção é ótima para quem quer emagrecer, pois fornece saciedade, além de ajudar na prevenção da diabetes tipo 2.
Casca de banana: sua casca contém 2 vezes mais vitamina A, C e potássio do que a polpa, além de vitaminas do complexo B e fósforo. Pode ser utilizado na produção de bolos ou geleias.