Relação da Gema de Ovo e o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação das células anormais da mama, as quais formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos do corpo.

Existem diversos tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver de forma rápida e outros não. Na maioria dos casos, há uma boa resposta ao tratamento, quando o mesmo é diagnosticado e tratado logo no início.

Estudos mostram que a prevalência do câncer de mama está relacionada a fatores como ingestão de bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade. As recomendações de prevenção são: prática de exercícios físicos para o controle ou manutenção do peso, redução no consumo de alimentos industrializados e ricos em gorduras e o aumento no consumo de verduras, frutas, legumes e oleaginosas.

Os compostos bioativos como os carotenóides, possuem a capacidade de proteger as células contra a ação dos radicais livres, os quais provocam alterações como inflamação e alterações no DNA.

Um estudo feito com mulheres chinesas mostrou que uma maior ingestão de carotenóides como α-caroteno, ß-caroteno, ß-criptoxantina e luteína / zeaxantina, foi associado com uma diminuição no risco de câncer de mama.

Foi feita uma análise de 8 estudos de corte, com mais de 80% dos dados prospectivos publicados sobre a relação dos carotenóides séricos e o câncer de mama, onde foi visto que as mulheres que apresentam maiores níveis circulantes de α-caroteno, ß-caroteno, luteína + zeaxantina, licopeno e carotenóides totais, podem ter um risco menor de desenvolver o câncer de mama.

A gema de ovo possui a luteína e a zeaxantina. Ela ainda é ótima fonte de proteína, de fácil preparo e que contribui para o consumo de alimentos menos industrializados, podendo colaborar com um aumento dos carotenóides dentro de uma alimentação saudável.


Tenho 25 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*