Risoto de Quinoa com Badejo ao Molho Branco

risoto-de-quinoa-com-badejo-ao-molho-branco

Ingredientes:

Para o risoto:

2 colheres de sopa de óleo de soja

1 cebola pequena ralada

1 dente de alho picado

1 xícara (chá) de quinoa real

1 cenoura média ralada

1 abobrinha média ralada

4 e 1/2 xícaras (chá) de água quente

sal e salsinha picada a gosto

50gr (1 colher de sopa) de queijo minas padrão ralado

Para o badejo:

1 posta de badejo (350gr)

150gr (2 xícaras de chá) de farinha de trigo

suco de 1/2 limão

2 colheres de sopa de manteiga com sal

sal a gosto

Para o molho branco:

1 cebola pequena picada

1 folha de louro

2 cravos

500ml de leite integral

1 colher de sopa de manteiga com sal

2 colheres de sopa de farinha de trigo

sal e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo:

Risoto: Em uma panela em fogo médio, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até murcharem. Adicione a quinoa, os legumes e refogue-os por 5 minutos. Acrescente a água quente e, com o fogo baixo, tempere com sal. Deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada ou até a água secar. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos com a panela ainda tampada. Adicione a salsinha, o queijo minas e misture. Reserve.

Badejo: Tempere o peixe com o limão, o sal e empane com a farinha de trigo. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e frite o peixe por 2 minutos de cada lado ou até que doure. Reserve.

Molho branco: Corte a cebola ao meio e prenda a folha de louro com os cravos. Adicione o leite em uma panela e aqueça junto com a cebola, o louro e os cravos. Despreze os temperos e reserve o leite aromatizado. Em outra panela derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa rápido e vá colocando o leite reservado, aos poucos, sem parar de mexer. Tempere com sal e junte a noz-moscada. Reserve essa mistura.

Montagem: Com o auxílio de um aro, coloque o risoto de quinoa em um prato. Disponha o peixe e cubra com o molho. Sirva a seguir.

Visão Nutricional

O badejo é rico em ômega 3, vitaminas, minerais, além de conter baixo teor de gordura. Previne doenças cardiovasculares, AVC’s, ajuda a reduzir a pressão arterial, combate as inflamações e, ainda, diminue as taxas de triglicérides e colesterol sanguíneos. Contém vitaminas A, E e D, principalmente, onde age em benefício de um nível maior de energia para o nosso corpo, sendo essencial para o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos.

 


Tenho 25 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*