Vitaminas Boas para os Cabelos – Parte II

No post anterior, vimos o que precisamos fazer para ter cabelos mais saudáveis. Na continuação, falaremos quais as vitaminas para os cabelos e suas funções.

Algumas vitaminas são fundamentais para fazer a manutenção de cabelos nutridos e bonitos. Elas devem fazer parte da alimentação, para que seus nutrientes quando ingeridos de forma regular, possam estimular o crescimento dos fios, evitando sua queda. Veja abaixo quais são essas vitaminas:

Vitamina A: tem a capacidade de regular a multiplicação das células no organismo, promovendo uma maior elasticidade nos fios e, ao mesmo tempo, regula a produção sebácea no couro cabeludo, diminuindo a oleosidade e impedindo a oxidação produzida pelas células que se degradam.

Vitamina B2: é conhecida por favorecer o processo metabólico das proteínas, açúcares e gorduras do corpo. Ela é considerada de extrema importância para o crescimento do cabelo.

Vitamina B5: é de importância vital na redução da queda dos fios, além de fortalecer o crescimento do cabelo.

Vitamina B6: é importante para que o cabelo e unhas cresçam de forma saudável, em virtude da sua ação na produção de queratina.

Importância dos coadjuvantes

A influência dos minerais como coadjuvantes também é importante na manutenção dos fios, pois eles participam do processo metabólico das proteínas, as quais são as estruturas que formam os fios. Dentre esses minerais estão: ferro, cálcio e zinco.

O ferro é muito importante, pois evita a queda do cabelo e deixa o mesmo nutrido, principalmente nas mulheres, devido a alta demanda na reserva do mineral no organismo. O cálcio contribui no processo metabólico das vitaminas e do ferro, os quais são essenciais para o crescimento do cabelo, além de ajudar na produção de proteínas. A ausência do cálcio pode deixar o fio frágil e quebradiço. Já o zinco, participa da síntese proteica, sendo importante para a manutenção dos cabelos e unhas.

Para que os cabelos se mantenham sempre saudáveis, bem nutridos e bonitos, é importante ter uma alimentação rica em nutrientes que supram as carências do organismo, além de ingerir muito água para manter o corpo hidratado.


Tenho 26 anos, sou Nutricionista graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Escolhi essa profissão por ela permitir que eu cuide da saúde das pessoas e leve o conhecimento necessário para que elas possam ter uma vida saudável.

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

*